Moradias bifamiliares: nova tendência?

21-04-2021

As moradias bifamiliares foram uma moda nos anos 70-80. Mas o que é exatamente uma moradia bifamiliar e será que é a escolha ideal para si e para a sua família?

O que é uma moradia bifamiliar?

A moradia típica é composta por dois pisos, com entradas independentes, ambos com cozinha completa, quartos, sala, casa de banho, como se fossem 2 apartamentos. Um dos pisos, normalmente o térreo, habitado pela geração mais velha e o primeiro andar pela geração mais nova, partilhando e usufruindo do espaço exterior comum.

Posteriormente caiu em desuso, seguindo a máxima "quem casa, quer casa", optando-se pelas moradias unifamiliares, que dão mais liberdade e privacidade de movimentos. Muitos foram os que construíram moradias bifamiliares, na expectativa de que os filhos fossem viver junto com eles, o que não se concretizou, deixando muitas destas moradias com um dos pisos desabitados.

A verdade é que a pandemia, veio fazer repensar esta opção, pelas vantagens quer no aspeto económico quer social, tornando-se muitas vezes uma escolha mais por necessidade, do que por desejo.

Vantagens de uma moradia bifamiliar

- Partilha das despesas. Os custos de manutenção, são drasticamente reduzidos, quando suportados por mais do que uma família.

- Redução dos custos de cuidados das crianças ou dos séniores, já que o apoio é mútuo e quase permanente.

- Dividir as responsabilidades na rotina no cuidado da casa e do espaço exterior.

- Estreitar as relações familiares. Ter mais tempo de qualidade com a família.

- Reduzir a solidão, em especial dos mais velhos.

Desvantagens de uma moradia bifamiliar

- Falta de privacidade. Mais gente a viver sobre o mesmo teto, vai necessariamente gerar uma perda de privacidade, do que se vivesse sozinho.

- Menos espaço. Vive numa vivenda, mas é como se habitasse um apartamento.

- Perda de autonomia. Terá menos tempo sozinho e muitas vezes de coordenar horários e preferências da outra parte.

Será esta a opção certa para a sua família?

As moradias bifamiliares, apresentam mais benefícios do que desvantagens, mas para cada um de nós, os prós e contras terão um peso diferente. Se realmente precisa de muito tempo para si e ter o espaço à sua maneira, se calhar esta solução não é a ideal.

Em contrapartida, se valoriza o tempo em família e a partilha dos custos e responsabilidades da manutenção da casa, então esta pode ser a escolha certa.

Se tiver mais dúvidas sobre estas questões, ou pretender saber que opções existem no mercado para si, tenho todo o gosto em ajudar!

© 2020 Claudia Freire. Rua Quinta do Gato Bravo nº 17 Almada
Taguscasa - Soc. Med. Imobiliária, Lda. - AMI 3132 
Desenvolvido por Webnode Cookies
Crie o seu site grátis! Este site foi criado com a Webnode. Crie o seu gratuitamente agora! Comece agora